Ação foi uma continuidade da operação Relâmpago, deflagrada em setembro deste ano
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou nesta segunda-feira (16), a Operação Relâmpago II, com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios previdenciários no estado de São Paulo. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital paulista.
Essa ação é uma continuidade da Operação Relâmpago, deflagrada em setembro deste ano. Foi iniciada a partir de desdobramentos de prisões em flagrante ocorridas em 2023, situações em que foram identificadas irregularidades na concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Com o aprofundamento da investigação da ação antecedente, verificou-se a participação de mais dois intermediários do esquema criminoso.
A Operação Relâmpago II demonstra a eficiência das investigações iniciadas a partir de prisões em flagrante. Essas prisões possibilitaram o avanço das apurações, levando à identificação de novos intermediários e à expansão das investigações sobre fraudes em andamento, resultando em duas operações realizadas pela Força-Tarefa Previdenciária com base em um único caso inicial.
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário e associação criminosa.
Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.